Eclético, autêntico e dedicado, são algumas das características do multi- percussionista português Iúri Oliveira, um dos mais criativos e expressivos da actualidade.
Do Fado e World Music ao Latin Jazz e Fusão, destaca-se pela sua abordagem inovadora com uma sonoridade muito própria, particularidade que tem impulsionado o convite para colaborações com artistas e produtores dos mais diversos estilos musicais e de realizadores para bandas sonoras de filmes.
Seja como sideman ou músico de sessão, como compositor ou apenas sonoplasta, o seu universo musical tem-lhe proporcionado a trabalhar com inúmeras referências: Cinematic Orchestra, Ana Moura, Criatura, Branko, Dino D ́Santiago, Sara Tavares, Agir, Lura, D.A.M.A, Loosense, entre outros e pisar palcos pelo mundo fora, desde as emblemáticas salas nacionais ao MGM Garden Arena em Las Vegas onde actuou com Madonna nos Billboard Music Awards 2019.
A paixão pelo ritmo desde criança fez com que a percussão ganhasse um lugar no seu coração mas é em Inglaterra, no The Rhythm Studio (London School of Popular Music), e na Holanda, na Drumdrumdrum, que aprofunda os seus conhecimentos sobre o instrumento e sobre as suas diferentes abordagens. À linguagem que absorveu de mentores como Giovanni Hidalgo, Marcelo Wolosky ou Jarrod Cagwin, acrescenta a sua inspiração e cria atmosferas e intenções únicas para cada conceito musical que lhe é proposto.
Recentemente lançou-se como compositor com os originais “Casa” com a participação de Edu Mundo, “Habitat” em parceria com Manuel Rocha e a banda sonora do filme “JOÃO AYRES - Pintor Independente” com a qual ganhou o prémio de melhor composição original nos Paris Film Awards.
Ao serviço da música tem traçado um caminho vibrante, repleto de cores e texturas:

“Servir a música no seu todo, em cada timbre e sonoridade, expressar e refletir todas as minhas emoções. O meu maior legado será inspirar alguém a abraçar a música como um dia alguém me inspirou.”