Destinatários
O Prémio Jovem Solista do Conservatório do Vale do Sousa destina-se a todos os alunos dos Cursos de Iniciação, Básico e Secundário que frequentam esta escola, nos regimes Articulado e Supletivo, e de todas as classes instrumentais.

Data e Local
O concurso realizar-se-á nos dias 4 e 11 de Maio de 2024 nas instalações do Conservatório do Vale do Sousa.

A inscrição no presente concurso implica a aceitação das normas definidas.
A inscrição é efetuada exclusivamente através do preenchimento de formulário online até ao dia 19 de Abril.
No momento da inscrição, cada aluno deve enviar cópia do programa, com as partituras completas, a executar nas respetivas provas (eliminatória e final, nos casos em que é aplicável) com a devida identificação.

Este concurso divide-se nas seguintes categorias:
Categoria A – alunos do 1º ciclo do Curso de Iniciação;
Categoria B – alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade;
Categoria C – alunos dos 7º e 8º anos de escolaridade;
Categoria D – alunos dos 9º e 10º anos de escolaridade;
Categoria E – alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade.

Provas
As provas serão organizadas da seguinte forma:
Categoria A – prova única;
Categoria B – prova única;
Categoria C – prova única;
Categoria D – prova eliminatória e final;
Categoria E – prova eliminatória e final.

Os horários e local das provas serão divulgados em data posterior.
As mesmas não poderão exceder o tempo limite estipulado, sob pena de exclusão do concorrente. Os concorrentes deverão comparecer 30 minutos antes do início da hora marcada, para a prova. O não cumprimento desta norma, pode implicar a exclusão do concorrente.
As provas são abertas ao público em geral.

Programa
Categoria A – duas obras contrastantes, das quais sendo uma obrigatoriamente um estudo (duração máxima de 5 minutos de música).
Categoria B – duas obras contrastantes, das quais sendo uma obrigatoriamente um estudo (duração máxima de 10 minutos de música).
Categoria C – duas obras contrastantes, das quais sendo uma obrigatoriamente um estudo (duração máxima de 15 minutos de música).
Categoria D
  • Prova Eliminatória: um estudo e uma obra contrastante, com a duração máxima de 15 minutos.
  • Prova Final: programa livre, com a duração mínima de 12 minutos e máxima de 20 minutos.
Categoria E

No caso das Categorias D e E, aos alunos de Canto é permitido substituir o estudo (constante no programa da eliminatória) por uma peça portuguesa ou oratória.
Nas categorias com prova eliminatória e final, a prova final não poderá incluir repertório executado na prova eliminatória.
Não se contabilizam como as duas obras, dois andamentos da mesma obra.
As peças que incluam acompanhamento de piano, devem obrigatoriamente ser apresentadas em prova com piano, sob pena de desclassificação no concurso. É da responsabilidade de cada concorrente assegurar toda a logística com o pianista acompanhador (entregar partituras, notificar de horários de prova, combinar ensaios, etc.).
Os laureados com o 1º prémio em edições anteriores, não poderão concorrer na mesma categoria em que foram premiados.

Calendário
O calendário do concurso, com a hora e local das provas, será afixado no conservatório até ao dia 23 de Abril de 2024.

Júri
O júri será composto pelo Diretor Pedagógico do CVS, um representante do Departamento de Teclas, um representante do Departamento de Cordas, um representante do Departamento de Sopros e um representante do Departamento de Ciências Musicais, docentes do CVS.
O júri reserva o direito de interromper a prova a qualquer momento. As decisões do júri são irrevogáveis.
Os resultados serão divulgados após o final das provas.

Prémios

1º Prémio – 125€ + Recital no Auditório Municipal de Lousada
2º Prémio – 75€
3º Prémio - 50€

Os prémios não serão entregues em valor monetário, mas sim em vales a ser despendidos em atividades que se revelem de grande utilidade para o percurso artístico dos premiados, ao longo do restante percurso escolar dos alunos vencedores.
O Júri pode atribuir Menções Honrosas. Não serão atribuídos prémios ex-aequo.

Todos os candidatos terão de estar presentes no Concerto de Laureados para receber o diploma de participação. A entrega dos prémios será feita no Concerto dos Laureados, dia 13 de Junho, às 19h00, no Auditório Municipal de Lousada.
O Concerto de Laureados será realizado por todos os vencedores (1º Prémio) de cada categoria.