PEDRO EMANUEL PEREIRA

“Visão profunda da essência da música que toca” - Naum Grubert

“Subtileza emocional e um grande temperamento” - Vera Gornostaeva

“É com base nas abordagens inovadoras da sua fascinante técnica pianística que Pedro Emanuel
Pereira já se afirma como um compositor consumado” – António Victorino d’Almeida

Considerado um dos mais proeminentes pianistas e compositores portugueses da sua geração, Pedro Emanuel Pereira apresenta-se com a sua própria arte e visão do mundo, moldada pela jornada de sucesso que tem acompanhado a sua carreira na música erudita. A partir da sua abordagem num instrumento orquestral que venera, é através das teclas de um piano que personifica vivências, histórias e a cultura musical portuguesa, que se ouve a partir da brilhante poesia e dos diferentes estilos que explora.

Em Dezembro de 2022, lançou o seu mais recente trabalho discográfico e primeiro álbum de música de câmara com o clarinetista Carlos Ferreira - primeiro clarinete da Orquestra Nacional de França.
O álbum XX-XXI, gravado para a produtora Percos Music, inclui a Suite “Duas Igrejas” para clarinete e piano, da sua autoria, e dedicada a Carlos Ferreira.
Esta obra teve a sua estreia mundial num concerto na Embaixada de Portugal em Paris, em Outubro de 2021, que contou com Pedro Emanuel Pereira ao piano e Carlos Ferreira no clarinete.

Em Novembro de 2022, estreou a obra “Ar de Mar” – Sete quadros para violino e piano – em conjunto com o violinista Eliot Lawson, num concerto realizado na Amstelkerk, em Amesterdão.
Para além desta obra, foram estreados alguns arranjos seus de fados para violino e piano.

No Verão de 2022, viu a sua obra 41 “A Morte” para quarteto de cordas e soprano ser estreada e distinguida com um prémio no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
Esta obra faz parte de um conjunto de composições escritas após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a 24 de Fevereiro de 2022. Maidan, para Orquestra Sinfónica; Maidan, quinteto para piano e quarteto de cordas; MIR, para ensemble a seis vozes; são as outras obras que formam este conglomerado.

Em Maio de 2022, estreou no Theatro Circo a obra “Passarola”, para piano, eletrónica e geometria sagrada, em conjunto com Vítor Joaquim e Rui Gato. Esta peça foi uma encomenda da COTEC, e contou com a presença de três chefes de estado neste concerto de estreia.

Em Janeiro de 2022, Pedro Emanuel Pereira gravou na sala Suggia da Casa da Música do Porto o seu próximo álbum a solo, com obras de Bach, Hindemith, António Victorino d’Almeida (dois prelúdios e fugas a si dedicados) e a sua composição Suite “Aonde a Terra Acaba”.
Esta obra teve a sua estreia em Portugal um mês antes, em Dezembro de 2021, também na Casa da Música do Porto num recital seu a solo.
Meses antes, apresentava-se em Moscovo na Ópera Helikon num recital a solo, onde fez a estreia mundial da Suite “Aonde a Terra Acaba” e dos dois prelúdios e fugas de António Victorino d’Almeida.

Estudou orquestração e instrumentação com Mikhail Bogdanov e Artun Hoinic.

Como pianista, Pedro Emanuel Pereira conta já com um assinalável palmarés.

Aos 13 anos, apresentou-se a solo no Teatro D. Maria II em Lisboa, num recital gravado para a rádio Antena 2 onde incluiu obras da sua autoria. Aos 16 anos, foi vencedor do Concurso Internacional de Piano “Cidade de San Sebastian” e do Concurso Internacional de Piano “Richard Viñes”, em Lleida, Espanha.
Um ano mais tarde, estreou-se a solo no ciclo de piano da Casa da Música do Porto.

Em 2008, obteve uma bolsa de estudo por parte da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo ingressado no Conservatório de Moscovo P.I. Tchaikovsky onde estudou nos seis anos seguintes na classe da pianista Vera Gornostaeva.

Em 2014, terminou o curso com a mais alta distinção e, no ano seguinte, mudou-se para os Países Baixos, ingressando no Conservatório de Amesterdão na classe de Naum Grubert. Foi-lhe atribuída uma bolsa de mérito pela Fundação Jacques Vonk, tendo terminado o Mestrado em junho de 2017 com nota máxima e com distinção Cum Laude.

Durante os seus anos académicos, Pedro Emanuel Pereira participou em várias competições internacionais de música. Para além de vencedor do 1º Prémio e do Prémio Hvorostovsky no Concurso Internacional “PianoVoce”, em Moscovo, no ano de 2014, e do 1º Prémio no Concurso Internacional “Santa Cecília” no Porto, em 2017, Pedro Emanuel Pereira foi laureado em mais de 20 concursos internacionais de piano.

A sua carreira internacional proporcionou-lhe atuar um pouco por todo o mundo, tendo tocado em reconhecidos festivais em mais de trinta países.

Na sua discografia, conta com um CD a solo com obras de Prokofiev e Rachmaninov – Russian Journey - gravado para a editora KNS Classical em 2018, e, em 2020, lançou o álbum “Sons da Minha Terra”, um disco gravado ao vivo no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães e dedicado em exclusivo a obras originais da sua autoria para piano.

Para além da sua atividade de pianista concertista e compositor, Pedro Emanuel Pereira é um dos membros fundadores da Percos Music, produtora vocacionada para a produção de álbuns discográficos na área da música erudita, jazz e world music.

Pedro Emanuel Pereira é doutorando pela Universidade de Aveiro, no curso de Criação Artística.