O Conservatório do Vale do Sousa, Lousada, implementou, no ano letivo 2006/2007 o projeto pareSeres da terra que «pretende ser uma proposta de revitalização da Música Tradicional/Popular Portuguesa – ocupando um lugar de destaque na Escola de Música – devolvendo-lhe a dignidade de outrora e apelando à consciência de todos para a necessidade da sua preservação e revitalização.»

2007 – A programação da primeira edição incluiu conferências e concertos relacionados com a música popular/tradicional portuguesa e com o autor/compositor ZECA AFONSO. O encerramento do evento centrou-se no concerto «A Obra Musical de José Afonso Reinventada» no qual toda a comunidade educativa interveio: Orquestras de Sopros, Coros de Alunos e Pais. Os arranjos e orquestrações das canções foram, quer de compositores consagrados (Paulo Brandão, Eurico Carrapatoso), quer de alunos desta escola, no âmbito da disciplina de Análise e Técnicas de Composição.

2008 – O tema central foi a obra de SÉRGIO GODINHO com arranjos e Orquestrações dos alunos e professores do Conservatório. Paralelamente realizou-se um Workshop de Cavaquinho e um Concerto com o grupo de música tradicional “Toques do Caramulo”, assim como uma Conferência sobre a vida e obra de Sérgio Godinho protagonizada pelos Encarregados de Educação. Nesta edição contamos com a presença do próprio autor.

2009 – O tema incidiu na MÚSICA TRADICIONAL DA REGIÃO DO VALE DO SOUSA e consistiu em Conferências, Atelier sobre instrumentos tradicionais, Concerto com o grupo “Andarilhos” e também um Concerto de Sérgio Godinho e sua Banda.

2010 – Trabalhou-se a música dos XUTOS E PONTAPÉS, numa perspetiva dos seus 30 anos de existência e o grupo convidado foi o “Galandum Galundaina” de Miranda do Douro.

2011 – VITORINO foi a figura de eleição nesta edição, o qual nos presenteou com a sua presença no concerto em sua homenagem. Para além do concerto foi realizada uma conferência sobre a vida e obra deste autor.

2012 – O tema foi: “FADO E OUTROS COSTUMES” e contou com a presença de Mafalda Arnauth como representante do Fado. Esta edição incluiu ainda conferências, palestras, Workshop de Guitarra Portuguesa, uma típica Noite de Fados com fadistas da região e o Concerto Final onde mais uma vez participou toda a comunidade educativa.

2013 – Neste ano a opção foi abordar a música de FAUSTO BORDALO DIAS. A programação desta Edição contemplou a realização de conferências/palestras, Workshop de Adufe e de instrumentação/orquestração e culminou com o concerto final sob a temática Fausto: Atrás dos Tempos Vêm Tempos.

2014 – O autor escolhido foi PEDRO BARROSO, segundo o tema Pedro Barroso: Viva quem canta, incluindo na sua programação conferências e concertos.

2015 – JOSÉ MÁRIO BRANCO foi o autor abordado sob o tema: José Mário Branco: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

2016 – O autor trabalhado foi JORGE PALMA, com o tema: Jorge Palma: A gente vai continuar.

2017 – TROVANTE foi o grupo trabalhado neste ano, considerando a relevância do seu trabalho na música popular portuguesa. O concerto foi realizado na Sala Suggia da Casa da Música e contou com a presença do cantor Luís Represas.

2018 - O autor escolhido foi PAULO DE CARVALHO: E depois do Adeus… O concerto foi realizado na Sala Suggia da Casa da Música e contou com a presença do homenageado.

2019 - Na Edição pareSeres da terra 2019 o autor/cantor trabalhado foi RUI VELOSO. O concerto foi igualmente realizado na Sala Suggia da Casa da Música.

2020 – Nesta edição, o autor/cantor escolhido foi José Cid, tendo em conta a importância deste autor no panorama da música portuguesa. As questões de saúde pública advindas da pandemia tornaram impossível a realização desta edição na data e ano previstos, pelo que retomamos em 2022 a vontade de apresentar este projeto.

2022 – O autor José Cid com o tema “Nasci para a música” foi o mote para retomar o evento pós impossibilidade da sua realização em 2020.