Ana Ferraz, obteve o 1º Prémio no 20º Concurso de Interpretação do Estoril por unanimidade do júri. Apresentou-se em diversos fes8vais (destacando-se: Pharos Arts Foundation
Festival, Festival Musikverein, Festival de Salzburgo, Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim, Festival de Bolzano, Festival de Ravello, Festival de Saarbrücken, InClassica Festival-Dubai, Santander Festival, onde teve a oportunidade de partilhar o palco com nomes como: Mischa Maisky, Daishin Kashimoto, Andrey Baranov, entre outros).
Desde Janeiro de 2024 é regularmente convidada como primeira flauta da Franz Schubert Filharmonia e colabora regularmente com a Berliner KammerPhilharmonie, onde é primeira flauta desde Maio de 2022.
Ana Ferraz começou a estudar no Conservatório de Música da Maia até ao 5º grau, mais tarde terá continuando na ARTAVE, na classe do Professor Marco Pereira, e em 2013, obteve o prémio de melhor aluna do curso instrumentista. Posteriormente, integrou a classe de Michel Bellavance na HEM Genève (2013-2016), onde terminou a licenciatura com máxima classificação e distinção do júri no recital final, como bolseira da Fundação FondaIon Hélène et Victor Barbour. Continuou os seus estudos com Julien Beaudiment, no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon (2016-2018), como bolseira da fundação Calouste Gulbenkian, onde mais uma vez terminou o seu mestrado em performance, com menção do júri: “Trés Bien à l’unanimité”. Estudou ainda com Vicens Prats (2019), na Escuela Superior de Música de Cataluña, em Barcelona. Em 2019, foi selecionada como 1a flauta da Gustav Mahler Jugendorchester 2019-2021. Para o culminar da excelência no seu percurso académico, Ana Ferraz escolhe a Escuela Superior de Música Reina Sofia para a  realização de uma pós-graduação (2020- 2022), com Jacques Zoon, onde terminou sido reconhecida pela Sua Majestade Rainha Doña Sofia, como “Alumna más sobresaliente” do curso 2021-2022. Para o percurso na ESMRS teve o apoio da Fundação Santander Portugal (2020-2021) e Fundação EDP (2022). Desde 2021, colabora com o projeto GAUDEAMUS do Maestro António Victorino D’Almeida. Ana Ferraz, encontra-se atualmente no terceiro ano de Doutoramento em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

INSCRIÇÕES