MAESTRO CONVIDADO – RAFA AGULLÓ ALBORS
Nascido em Cocentaina (Alicante), inicia os seus estudos musicais em saxofone na Escola de Música Unió Musical Contestana, prosseguindo os estudos no Conservatório Professional de Onteniente e posteriormente no Conservatório Superior de Alicante. Ampliou os seus estudos de Saxofone com professores de renome internacional, como Daniel Kientzy, Manuel Miján, Claude Delanghe, Pedro Iturraldem, Eric Devalon, Marie Bernardete, Arno Borgkamp, Nobuya Sugawa, entre outros.
No Ano 2000 inicia os seus estudos em Direção de Banda na Escola Comarcal de la Vall d’Albaida com os professores José Rafael Pascual Vilaplana, Ramón Garcia i Soler e José Vicente Asensi Seba, prosseguindo-os, mais tarde, no European Institut of Music (Trento/Itália), onde finaliza os estudos superiores de Direção de Banda no ano de 2006 com os maestros Jan Cober, Felix Harswith, Franco Cesarini e Carlo Pirola.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento de Direção de Banda com maestros de renome como Henry Adams, Eugene Corporon, Jan Van Der Roost, Johan de Meij, Alex Schiillings e Douglas Bostock. Estudou Composição no Conservatório Superior de Música de Vigo e Direção de Orquestra no Conservatório Superior de Musica da Corunha, tendo recentemente concluído o Mestrado em Jazz na Escola Studio de Santiago de Compostela.
Trabalhou como professor em diferentes escolas da Comunidad Valenciana, na Escola Profissional de Viana do Castelo (Portugal) e foi diretor titular da Agrupació Musical d’Ontinyent, Unió Musical de Busot e da Banda Juvenil da Unió Musical de Muro. É convidado para diversas formações profissionais do seu país (Banda de Musica da Corunha, Bilbao Orkestra Sinfonikoa, Banda Musical de Vitoria, Banda Musical de Orense, Banda Musical de Castelló de La Plana, Banda Municipal de Oviedo, Real Filarmonia da Galiza, Gran Canária Wind Orchestra…) assim como no estrangeiro (Banda Sifónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Conservatório de Musica do Porto, Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa, Orquestra do Norte, Radiofunk Blasorchestre Leipzig, Marine Band os The Royal Netherlands Navy…).
Na atualidade, frequenta com regularidade cursos de aperfeiçoamento de direção com grandes maestros. É diretor da Banda e da Escola de Musica Municipal de Silleda (Pontevedra), realiza periodicamente encontros para jovens músicos em Portugal, é professor de direção na escola de JJMM da Vall d’Albaida (Valencia), na Academia Europeia de Direção de Banda (Portugal) e é maestro titular da Banda de Música de Pontevedra.


ENQUADRAMENTO

Este estágio pretende promover práticas enriquecedoras, aquisição de competências várias e o intercâmbio de experiências e saberes entre os alunos e ex-alunos do Conservatório do Vale do Sousa.


OBJETIVOS

- Aperfeiçoar o nível artístico e interpretativo dos alunos;
- Fomentar nos alunos a capacidade de trabalhar reportório num curto espaço de tempo;
- Proporcionar a oportunidade de os alunos experimentarem diferentes metodologias de trabalho;
- Ampliar o conhecimento dos alunos no que se refere a diferentes compositores e reportório;
- Promover a prática instrumental em contexto de naipe e de música de câmara;
- Dotar os alunos das competências necessárias para resolver problemas específicos do seu instrumento, quando em contexto de orquestra;
- Sensibilizar para a importância dos aspetos comportamentais no trabalho de conjunto.


DESTINATÁRIOS
Alunos, ex-alunos do Conservatório do Vale do Sousa e aluno externos.


DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES – 17 de março de 2023
Nota: Os candidatos só serão considerados inscritos após o pagamento da respetiva propina.


PROPINAS
Alunos/ex-alunos do CVS – 10€; Alunos externos – 20€


ALOJAMENTO
Haverá disponibilidade de alojamento para alunos externos.


CERTIFICAÇÃO
Os participantes receberão o respetivo diploma comprovativo da participação.


PLANIFICAÇÃO
De 01 a 05 de abril de 2023

DATA MANHÃ TARDE
1 de abril (sábado) 09h30 - Receção
10h00 às 12h30 - Naipes
14h30 às 18h30 - Secção
2 de abril (domingo) 09h30 às 12h30 - Tutti 14h30 às 16h00 - Secção
16h30 às 18h30 - Tutti
3 de abril (segunda-feira) 09h30 às 12h30 - Secção 14h30 às 16h00 - Tutti
16h30 às 18h00 - Tutti
4 de abril (terça-feira) 10h00 às 12h30 - Tutti 14h30 às 16h00 - Tutti
16h30 às 18h00 - Tutti
5 de abril (quarta-feira) 10h00 - Ensaio de colocação
11h00 - Ensaio aberto
14h30 às 16h00 - Tutti
18h00 - Concerto