INSCRIÇÕES (Formulário online)

REGULAMENTO (ver aqui)

DATA:
24 a 28 de março de 2024

MAESTRO CONVIDADO: Diogo Costa

DESTINATÁRIOS: Alunos, ex-alunos do Conservatório do Vale do Sousa e alunos externos

DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES: 16 de março de 2024 (Os candidatos só serão considerados inscritos após o pagamento da respetiva propina)
Nota: No caso de o número de inscrições ultrapassar as necessidades de cada naipe, serão realizadas provas de admissão. As provas decorrerão no dia 23 de março de 2024.

PROPINAS: Alunos/ex-alunos do CVS – 10€; Alunos externos – 20€

ALOJAMENTO: Haverá disponibilidade de alojamento gratuito para os alunos externos


NOTA BIOGRÁFICA:
Nascido em 1989, Diogo Costa é um jovem maestro com experiência num vasto repertório musical que abrange desde a música antiga até à música contemporânea.
Entre os seus projectos recentes e futuros incluem-se os convites para a Hallé Orchestra e a Filarmónica da BBC em Manchester, a Orquestra Nacional de Gales da BBC, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Clássica de Espinho, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Banda Sinfónica da GNR, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a West European Studio Orchestra com a qual tem vindo a gravar em diversos estúdios, entre eles o lendário Abbey Road, em Londres.
Nutrindo um interesse especial pela Ópera, Diogo Costa tem vindo a trabalhar na produção de várias Óperas com alguns dos mais destacados encenadores e maestros. Em 2019, trabalhou como maestro assistente de Lorenzo Viotti na produção da Ópera Romeu e Julieta de Gounod, com a Orquestra e Coro Gulbenkian e, no mesmo ano, enquanto maestro assistente de David Azagra na produção da Ópera O Elixir do Amor de Donizetti no projecto “Opera Jóven” em Espanha. Em 2021 estreou-se enquanto maestro principal na produção da Ópera A médium de Menotti, no Operafest Lisboa, que recebeu as melhores críticas internacionais. Para além da ópera, tem vindo a trabalhar com músicos de Jazz de renome tais como Benny Golson, Perico Sambeat, John Ellis, China Moses, Isabella Lundgren e o Quinteto Belmondo.
Presença constante em diversos concursos internacionais, foi recentemente laureado no Prémio Jovens Músicos em Direção de Orquestra. Em 2020, foi finalista no Mackerras Fellowship da Ópera Nacional de Inglaterra e Semi-finalista na Siemens Hallé International Conducting Competition.