Piano
Marta Moreira (1990) é artista multidisciplinar e professora. Licenciada em Piano - Performance (2013) e Mestre em Ensino da Música (2017) pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Instituto Politécnico do Porto), actualmente, reside em Braga, é professora no Conservatório do Vale de Sousa, colabora com o BJazz Choir (sediado em Guimarães) e assume também a direção artística da Plataforma do Pandemónio, uma associação cultural sem fins lucrativos que fundou no deflagrar da pandemia e onde desenvolve trabalho regular nas áreas da programação, mediação cultural e criação artística. Neste âmbito, assume ainda a coordenação editorial da PULSAR - uma revista, publicação independente de cariz multidisciplinar. No domínio profissional, possui já mais duma década de experiência na docência (no âmbito do Ensino Artístico Especializado), que se tem pautado pela co-criação de espectáculos transdisciplinares, pelas funções de pianista acompanhadora e pela coordenação pedagógica, além da investigação científica (com artigos científicos publicados em revistas de especialidade). É convidada com regularidade para simpósios, seminários e congressos por todo o país (Encontro do Ensino Artístico do Vale do Sousa, ENCAPE, GUIMARAMUS, IX Jornadas da Educação do Município de Lousada, etc.), bem como para diferentes ciclos de conversas (FEMINA, Fadas do Lar, Vamos Falar - Braga27’, etc.) É ainda dirigente sindical no Sindicato de Professores do Norte e activista por diferentes causas. A sua actividade artística atravessa diferentes domínios, cruzando a Música, a Performance e a Literatura. O seu percurso tem-se pautado por colaborações com várias estruturas artísticas em diferentes projectos (Interferência, Cosmic Burger, Braga27’, Projecto Cardo, para enunciar os mais recentes) e participações em projectos colaborativos/comunitários (Aldear, ENIMUS - 2021, “Com[posição] do Ar”, etc.) Assina com regularidade produções próprias, como por exemplo: • “meninas estrangeiras falam dialectos estrangeiros”, um ciclo de poemas encenado e apresentado no Festival Variações - Cultura Emergente [2019]; • “cá dentro cabe o mundo”, um ciclo de vídeo-poemas apresentado na exposição colectiva ACTUM [2020]; • “entre mim e o meu silêncio”, uma performance de spoken word que integrou o Festival Entre Cidades (2021) e a Feira do Livro de Braga (2022); • “METAMORFOSIS”, uma exposição interativa de cariz participativo (com o artista plástico Jefferson Rib) que integrou o Poesia ao Centro (2022); • “no osso da baleia”, uma performance de spoken word com poesia autoral que integrou o ciclo de performances Experimentalismos (2023); • “Ondeando”, um espectáculo de música teatral a partir do livro infantojuvenil homónimo, que integrou o programa CLASSICOMANIA e estreou no MIMARTE - Festival de Teatro de Rua (2023); • “PARTITURAS”, uma performance de música e dança que estreou nos Paços da Cultura de S. João da Madeira (2023). Tutela com regularidade diferentes laboratórios de criação e de mediação, nas áreas da música, performance e escrita (AMEA, BLCS, Plataforma do Pandemónio). Desenvolve desde 2015 o blog Pimenta na Língua, projecto de crónica de opinião, e já viu os seus textos (em diferentes segmentos) publicados na DaCapo - Revista Musical, Revista RUA, PÚBLICO e Comunidade Cultura e Arte, Matapacos e PULSAR uma revista. Em 2021 publicou o seu primeiro livro - “humanário I” (contos) - que integra a coleção 12catorze (com curadoria de Francisco Guedes) das Edições Húmus, e em 2022 lançou o segundo - “depois do medo” (dramaturgia) - sob a chancela da Editora Urutau (depois de ter sido seleccionado numa chamada de trabalhos nacional).